Planet of the Apes (O Planeta dos Macacos ) é um filme americano de ficção científica, baseado no romance de Pierre Boulle, La planète des singes. Estrelado pelo ator Charlton Heston. O enredo se baseia na experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que aterrissa em um planeta igual à Terra e descobre que uma raça de macacos falantes domina e escraviza seres humanos, que são mudos. Ao ser ferido na garganta, ele fica incapaz de falar, sendo também escravizado. Ao se curar do ferimento e conseguir falar, rebela-se com ajuda de uma macaca psiquiatra e seu noivo.
A cena final do filme é antológica e marcou a história do cinema sendo o filme considerado um libelo anti-Guerra Fria.
o filme teve quatro sequências, nenhuma alcançou o êxito do filme original.
Além da franquia cinematográfica, nos anos 70 o filme foi adaptado ainda para a televisão (série televisiva), desenhos animados e quadrinhos.
Depois de Heston, o grande astro da série foi o ator Roddy McDowall, que interpretou o macaco Cornelius. Depois do primeiro e com exceção do segundo, participou dos outros três filmes (no quarto e quinto, A Conquista do Planeta dos Macacos e a Batalha do Planeta dos Macacos, fez o filho de Cornelius chamado Caesar) e da série de televisão dos anos 70 (interpretou o macaco Galen).
Foi refilmado em 2001 por Tim Burton, com o conteúdo parcialmente modificado.
Prêmios: Oscar Especial de Maquiagem (para John Chambers) e indicações para Figurino e Trilha Sonora.
ELENCO:
- Charlton Heston: George Taylor
- Roddy McDowall: Cornelius
- Kim Hunter: Zira
- Maurice Evans: Dr. Zaius
- James Whitmore: Presidente da assembléia dos macacos
- James Daly: Dr. Honorious
- Linda Harrison: Nova
- Robert Gunner: Landon
- Lou Wagner: Lucius
- Woodrow Parfrey: Dr. Maximus
Diferenciações do livro
O filme possui várias diferenças da obra original:- O herói não é um jornalista francês chamado Ulysse Mérou, mas um astronauta americano chamado George Taylor.
- Os humanos usam roupas feitas de peles de animais, enquanto no livro estão nus.
- A tecnologia da sociedade símia é bastante primitiva no filme. No livro, os macacos tinham equipamentos como carros, helicópteros, televisões, etc. A decisão de fazer o filme assim foi tomada pela produção para poupar gastos.
- No filme, os macacos falam inglês, enquanto no livro falam uma língua completamente diferente. Ulysse tem que aprendê-la até poder se comunicar com os macacos, enquanto no filme, Taylor sofre um ferimento na garganta e não pode falar até se curar.
- No filme, o planeta dos macacos é a Terra, enquanto no livro é apenas um similar a esta.
Curiosidades
- A série animada Os Simpsons tem muitas referências ao filme. O início do episódio "Simpson Tide" é um sonho de Homer, em que ele está num julgamento, usando a mesma vestimenta que o personagem de Charlton Heston, sendo diferente porque ele está num planeta de rosquinhas. No episódio "A Fish Called Selma", um musical baseado no filme original "O Planeta dos Macacos" de 1968, chamado "Stop the Planet of the Apes, I want to get off!"(Parem o planeta dos macacos, eu quero sair!), estrelando Troy McClure, foi apresentado. O musical tinha músicas como "Dr. Zaius" e "You'll never make a monkey out of me"(nunca farão de mim um macaco). Em outro episódio da série, "Rosebud", que também parodia Cidadão Kane, no final, que se passa no ano 1.000.000 d.C., há uma referência ao Planeta dos Macacos. São mostrados dois chimpanzés com roupas verdes, provavelmente os personagens Cornelius e Zira, e, ao fundo, pode-se ver humanos acorrentados sendo chicoteados por macacos. No episódio "A Namoradinha de Bart", a cena inicial dos pais perseguindo os filhos lembra à que os macacos caçam humanos no filme.
- Muitos brinquedos baseados na série televisiva de 1974 foram produzidos, como armas de brinquedo e cenários.
- A banda Frankenstein Drag Queens From Planet 13 fez uma música chamada "Planet Of The Apes", que saiu no álbum Viva Las Violence.
- o grupo alternativo They Might Be Giants incluiu várias músicas escondidas com nomes dos títulos de cada um dos filmes da série original no álbum Severe Tire Damage.
- A banda Screeching Weasel lançou uma música chamada "Planet Of The Apes" no álbum How to Make Enemies and Irritate People.
- No filme Jay and Silent Bob Strike Back, o personagem Jay especula sobre Suzanne a orangotango ser a causa da ruína da humanidade. Ele se imaginou caindo na areia da praia ao ver a Estátua da Liberdade semi-enterrada como o personagem de Charlton Heston, na versão original.
- A banda Jota Quest fez uma música intitulada "De Volta ao Planeta dos Macacos", sucesso em 1998.
- A rede CBS estreou um seriado baseado no filme, em 1974, com novos personagens, mas cancelou após o 13º episódio, devido à baixa audiência.
- Planeta dos Macacos foi um dos primeiros filmes de ficção científica a ter uma continuação. O filme ajudou a pavimentar o caminho para Star Wars.
- Charlton Heston a principio se recusou a estrelar o papel na época, pois estava muito resfriado, mas aceitou o desafio. Há uma cena em que ele está na cela e recebe jatos d'água, que precisou ficar um dia em casa para se recuperar.
- As roupas e máscaras do filme da eram todas montadas na hora da filmagem, e feitas sob medida para todos os atores, o que fazia que cada macaco tivesse um rosto diferente um dos outros, mas toda essa trabalheira desmotivava alguns atores a continuar com o filme.
- Há rumores de que Roddy McDowall seria alérgico aos componentes químicos usados na fabricação da máscara e só aceitou continuar na produção após a criação do pagamento de um "seguro" pela irritação de sua pele.
- A Frase "Tire suas mãos de mim seu macaco imundo!" dita por Charlton Heston foi uma das mais faladas no mundo.
- O personagens do filme, como Dr. Zaius, inspiraram três anos depois, a criação do vilão Doutor Gori, e seu capanga Karas do seriado japonês Spectreman.
- O jogo Another world ou Out of this world se assemelha muito com o universo da série cinematográfica.
Sequências
De Volta ao Planeta dos Macacos 1970Fuga do Planeta dos Macacos, 1971
A Conquista do Planeta dos Macacos, 1972
Batalha do Planeta dos Macacos, 1973.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu Comentário Sobre este Filme.