VISITANTES

contador de visitantes

As Bruxas de Salem - (The Crucible)





































































curiosidades

- Esta é a 2ª vez que os atores Daniel Day-Lewis e Winona Ryder contracenam juntos em um filme. A anterior fora A Época da Inocência (1993).
- Filmado previamente como As Feiticeiras de Salem (1957) e posteriormente como As Bruxas de Salem (2003). 
- É baseado na peça de mesmo nome de Arthur Miller sobre os fatos históricos envolvendo o julgamento das Bruxas de Salém. Miller também escreveu o roteiro do filme que traz no elenco Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Joan Allen e Paul Scofield.

prêmios e indicações

BAFTA Film Awards
  • Melhor ator coadjuvante – Paul Scofield (vencedor)
  • Melhor roteiro adaptado – Arthur Miller (indicado)
Festival de Berlim
  • Urso de Ouro – Nicholas Hytner (indicado)
Globos de Ouro
  • Melhor ator coadjuvante – Paul Scofield (indicado)
  • Melhor atriz coadjuvante – Joan Allen (indicada)
Oscars
  • Melhor atriz coadjuvante – Joan Allen (indicada)
  • Melhor roteiro adaptado – Arthur Miller (indicado)
Satellite Awards
  • Melhor ator coadjuvante – Paul Scofield (indicado)
  • Melhor atriz coadjuvante – Joan Allen (indicada)
  • Melhor roteiro adaptado – Arthur Miller (indicado)

titulo original: (The Crucible)
lançamento: 1996 (EUA)
direção: Nicholas Hytner
atores: Daniel Day-Lewis , Winona Ryder , Paul Scofield , Bruce Davison , Rob Campbell
duração: 123 min
gênero: Drama

sinopse:

Numa manhã de 1692 em Salém, Massachusetts as jovens da vila se reunem na floresta com uma escrava africana chamada Tituba. A escrava inicia um ritual de magia branca com as garotas, orientando-as a evocarem os nomes dos homens com quem desejam se casar. Uma jovem chamada Abigail, entretanto, inicia um ritual de magia negra, matando uma galinha e bebendo seu sangue enquanto pede pela morte da mulher de John Proctor, o homem que ama. As jovens dançam e correm pela floresta quando são surpreendidas pelo Reverendo Parris, o tio de Abigail. As garotas fogem assustadas e, no meio da correria, Betty, a filha de Parris, acaba caindo inconsciente no chão.
Betty e outra garota que também estava dançando - Ruth, filha de Thomas e Ann Putnam - , são levadas para a casa de Parris, mas não despertam. Isso aflige Ann, que teve sete filhos mortos no parto antes de dar à luz Ruth. Tanto a residência dos Putnam quanto a dos Parris é visitada por Giles Corey, que está preocupado com a quantidade de livros que a esposa lê, por Rebecca Nurse, que acha que as garotas estão fingindo estar doentes, e por John Proctor. Abigail assedia Proctor, mas este afirma que foi um erro ter mantido relações com a jovem.
Tanto os Putnam quanto Parris acreditam que Ruth e Betty estão possuídas pelo demônio e decidem chamar o Reverendo Hale para examinar as jovens. Hale reúne todas as jovens que participaram do ritual e, para escapar do castigo, Abigail afirma que Tituba praticou magia negra o tempo todo. Tituba insiste em sua inocência, mas após ser espancada e ameaçada de morte, acaba confessando. Ela e as outras garotas começam a falar os nomes de quem "viram" junto com o demônio. Logo, velhos bêbados, pessoas que xingam e outras figuras do povoado são acusadas de bruxaria. Dentre eles estão Rebecca Nurse (acusada de assassinar os filhos de Ann), Martha Corey (acusada de amaldiçoar os porcos de um fazendeiro) e Elizabeth Proctor, a mulher de John (acusada por Abigail de praticar vudu contra ela).
John, determinado a não sucumbir às pressões de Abigail, insiste para que sua criada Mary Warren, que participou do ritual com Tituba, testemunhe no tribunal contra as acusações de sua ex-amante. Apesar do medo que tem de Abigail, Mary acaba concordando. No tribunal, Francis Nurse dispõe uma lista com o nome das pessoas que atestam pela inocência de Martha, Rebecca e Elizabeth. A Justiça manda prender cada um deles sob a justificativa de que é para que possam dar seu depoimento. Giles Corey insiste que quando Ruth Putnam acusou Rebecca Nurse, Thomas teria dito à filha que ela acabou de lhe ganhar um "belo pedaço de terra" (a propriedade dos Nurse era cobiçada pela família Putnam). Corey se recusa a dar os nomes daqueles que ouviram o incidente, pois ele sabe que seriam todos presos acusados de bruxaria. A Justiça então manda prender Corey. Enquanto isso, Mary insiste que ela apenas imaginou ter visto espíritos, razão pela qual desmaiou no tribunal. John descobre que Elizabeth está grávida e será poupada da morte até o nascimento do bebê, mas ele insiste que as jovens sejam indiciadas por falso testemunho.
As garotas são chamadas para depor e são questionadas se estavam mentindo sobre a bruxaria. Abigail finge que Mary está praticando bruxaria, lançando uma "brisa gelada" contra elas e reza para Deus. John se descontrola e começa a gritar que Abigail é uma prostituta, que queria se livrar de Elizabeth para poder se casar com ele. Elizabeth é chamada para depor e, desconhecendo da confissão do marido sobre o caso que teve com Abigail, mente para proteger o sobrenome da família. Hale, que agora acredita que as garotas estão mentindo, tenta convencer o tribunal da desonestidade de Abigail, mas as jovens começam a correr, dizendo que Mary está as atacando supernaturalmente na forma de um pássaro amarelo. Elas correm do tribunal e pulam em um lago para escapar do "pássaro".
Para se salvar da forca, Mary acaba acusando John de tê-la forçado a depor a favor de Elizabeth. John, decepcionado com a situação, grita "Deus está morto!" e é preso sob a acusação de feitiçaria. Hale sai furioso do tribunal. John, Elizabeth, Rebecca, Martha e os outros acusados de bruxaria são excomungados e dezessete são enforcados.
Um dia antes do enforcamento de John, Abigail tenta inultilmente convencer o tribunal de que a esposa de Hale é uma bruxa. Os juízes, emtretanto, se recusam a acreditar nisso, argumentando que a esposa de um reverendo é pura demais para ser possuída pelo demônio. Abigail e suas amigas roubam o dinheiro do Reverendo Parris com o intuito de fugir para Barbados. Abigail pergunta a John se ele quer fugir com ela, dizendo a ele que ela nunca lhe desejou nenhum mal. John diz a Abigail que os dois se reencontrarão no Inferno.
Parris teme que a execução de John, Martha e Rebecca causará motins em Salém, uma vez que são três cidadãos muito respeitados. Os juízes se negam a adiar as execuções, mas permitem que John se encontre uma última vez com Elizabeth, para ver se ela consegue fazer o marido "confessar". Martha e Rebecca se recusam a amaldiçoar a si mesmas, mas John acaba "confessando". Ele, entretanto, volta atrás e rasga a confissão, determinado a manter seu nome limpo. John, Rebecca e Martha são levados a uma plataforma, enquanto Hale e Parris insistem que assinem a confissão. Lá, cordas são amarradas em seus pescoços enquanto a população assiste pacificamente. Antes de serem executados, recitam o Pai Nosso, com John, o último a ser enforcado, pronunciando os últimos versos. Seu pescoço se quebra antes que possa dizer amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu Comentário Sobre este Filme.