VISITANTES

contador de visitantes

Doutor Jivago (Dr. Zhivago)


















Coriosidades

- Orçamento: $11,000,000 milhões dólares (estimado)

- O interior do palácio de gelo era em sua grande maioria constituído cera.

- O filme foi dilacerado pela crítica quando lançado pela primeira vez. A Newsweek, em especial, fez comentários sobre "conjuntos de trabalho" e "fotografia pálida." David Lean ficou tão profundamente afetado por essas críticas (apesar da popularidade do filme com o grande público) que jurou nunca mais fazer outro filme.

- O filme não foi visto na Rússia até 1994.

- O produtor Carlo Ponti originalmente comprou os direitos do romance de forma que ele poderia lançar sua esposa, Sophia Loren , no papel de Lara. David Lean , no entanto, não quis usar Loren, alegando que ela estava 'muito alta' para o papel .

- Vários produtores e estúdios participaram das negociações para os direitos do romance, que Carlo Ponti venceu em 1963. Ele queria que o filme seja tão grandioso como Lawrence da Arábia (1962) , então ele recrutou a equipe do filme, incluindo o diretor David Lean , o roteirista Robert Bolt , fotografia Freddie Young , o desenhista de produção John Box e compositor Maurice Jarre .

- Carlo Ponti queria rodar o filme na União Soviética, mas o governo recusou seu pedido.

- O filme foi rodado na Espanha, durante o regime do general Francisco Franco . Enquanto a cena com a multidão cantando o tema marxista no ato da filmagem (às 3:00 da manhã), a polícia apareceu na gravação pensando que uma verdadeira revolução estava ocorrendo, e insistiu em permanecer até que a cena foi concluída. Aparentemente, as pessoas que viviam perto de onde estava ocorrendo a filmagem tinha acordado ao som de canções revolucionárias e tinha erroneamente acreditavam que Franco tinha sido derrubado.

- David Lean visitou a Iugoslávia e os países escandinavos, em busca de locais. Ambas as áreas foram muito frio e da burocracia na Iugoslávia era muito proibitivo. No final, a maioria do filme foi rodado na Espanha.

- Milhares de figurantes foram utilizados, incluindo soldados espanhóis e os aldeões, e lapões finlandeses (para as cenas na Sibéria quando Jivago desertos do Exército Vermelho).

- O ator que interpreta o jovem Yuri Zhivago no funeral da mãe dele é Omar Sharif e o filho de Tarek Sharif .

- Em uma entrevista após anos fazendo o filme, Rod Steiger disse que ele era quase o único americano entre tantos grandes atores britânicos. "Tudo que eu queria fazer era não me envergonhar."

- Na cena em que Julie Christie da um tapas em Rod Steiger , Steiger esbofeteia-la de volta. Steiger o tapa de volta não estava no script ao discutidos durante as filmagens, Steiger fez isso apenas durante a filmagem e surpreendeu a reação da Christie era genuíno. Quando Rod Steiger beijos Julie Christie , pela primeira vez, a sua luta e a surpresa é genuína porque Steiger deliberadamente francês beijou, enfiando a língua em sua boca.

- Alec Guinness e David Lean brigava com freqüência no set do filme. De acordo com o Guinness, Lean estava "fazendo o papel de um diretor super-estrela" e freqüentemente insultando o desempenho Guinness e ele pessoalmente. Isso provocou um racha a desenvolver entre os dois e que não iria trabalhar de novo até Passagem para a Índia (1984) quase 20 anos depois.

- O roteirista Robert Bolt recomendado Albert Finney para o papel de Pasha, Finney e escreveu uma longa carta para convencê-lo a aceitar. David Lean , no entanto, recusou-se, em grande parte porque Finney tinha recusado o papel principal em "Lawrence da Arábia (1962) .


Título original: (Dr. Zhivago)

Lançamento: 1965 (EUA)

Direção: David Lean

Atores: Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Rod Steiger.

Duração: 201 min

Gênero: Épico

Sinopse

O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o "mal", Yevgraf representa o "bom" elemento da Revolução Bolchevique.

Ficha Técnica

título original:Dr. Zhivago

gênero:Épico

duração:3 hr 21 min

ano de lançamento: 1965

site oficial:

estúdio: MGM / Sostar S.A.

distribuidora: MGM

direção: David Lean

roteiro: Robert Bolt, baseado em livro de Boris Pasternak

produção: David Lean e Carlo Ponti

música: Maurice Jarre

fotografia: Freddie Young

direção de arte: Terence Marsh e Gil Parrondo

figurino: Phyllis Dalton

edição: Norman Savage

Elenco

Omar Sharif .... Yuri Zhivago
Julie Christie .... Lara
Geraldine Chaplin .... Tonya
Rod Steiger .... Victor Komarovsky
Alec Guiness .... General Yevgraf Zhivago
Tom Courtenay .... Pasha Strelnikov
Siobhan McKenna .... Anna
Ralph Richardson .... Alexander Gromeko
Jeffrey Rockland .... Sasha
Tarek Sharif .... Yuri - jovem
Bernard Kay .... Bolchevique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu Comentário Sobre este Filme.