Curiosidades:
- Rip Torn foi originalmente escalado para o papel de George Hanson. De acordo com Torn, Dennis Hopper puxou uma faca sobre ele durante uma reunião de pré-produção. Em The Tonight Show com Jay Leno , Hopper alegou que era Torn que puxou a faca. Torn processou Hopper por difamação e ganhou.
- O Capitão América do casaco foi desenhado por Peter Fonda e feito por "duas velhinhas" em Los Angeles. Mais tarde, foi vendida em um leilão beneficente.
- De acordo com Peter Fonda , quatro motos da polícia foram personalizadas para o filme. Uma delas foi queimado durante as filmagens, e as outras três foram roubados antes do termino do filme.
- A cena da fogueira final foi deixada de fora do cronograma de filmagem original e foi colocada novamente depois de ambas as motos ter sido roubadas.
- Alguns dos efeitos de luz estranha na cena do LSD surgiu porque uma lata de filme foi acidentalmente exposto quando ela foi aberta.
- Sem Destino foi lançado nos Estados Unidos da América em setembro de 1969 e retornou 17 milhões de dólares do investimento de 400 mil.
- Durante as filmagens, os atores realmente fumaram maconha. Nicholson contou que na "cena do mato" ele fumou cerca de cem baseados.
- Easy Rider foi ovacionado em Cannes, em 13 de maio de 1969. Não ganhou a Palma de Ouro, mas Hopper foi considerado o melhor diretor estreante.
- Cenas do filme foram transmitidas num tributo da banda Gorillaz à Dennis Hopper em abril de 2010, no Festival de Glastonbury na música "Fire Coming Out Of The Monkey's Head", na qual Hopper participou.
CLIIP DA MÚSICA: Fire Coming Out Of The Monkey's Head
Direção: Dennis Hopper
Roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper, Terry Southern
Gênero: Aventura/Drama
Origem: Estados Unidos
Duração: 95 minutos
Sinopse:
Dois membros da contra-cultura hippie no final dos anos 60 saem de Los Angeles e atravessam o país até Nova Orleans. Na viagem, encaram o espírito da liberdade, mas também muito preconceito. Primeira indicação ao Oscar para Jack Nicholson.
Elenco:
Jack Nicholson - George Hanson
Dennis Hopper - Billy
Peter Fonda - Wyatt
Antonio Mendoza - Jesus
Luke Askew - Estranho na auto-estrada
Mais sobre o Filme:
Easy Rider (br: Sem Destino / pt: Easy Rider) é um road movie americano de 1969, escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern, produzido por Fonda e dirigido por Hopper.
Conta a história de dois motociclistas que viajam através do sul e sudoeste do Estados Unidos, com o objectivo de alcançar a liberdade pessoal. O sucesso de Easy Rider ajudou a avivar a fase New Hollywood do cinema norte-americano durante a década de 1960.
Um marco na filmografia de contracultura, e a "pedra-de-toque" de uma geração" que "capturou a imaginação nacional", Easy Rider explora as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal.
Principais prêmios e indicações
- Oscar 1970 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson) e melhor roteiro original.
- BAFTA 1970 (Reino Unido)
Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).
- Festival de Cinema de Cannes 1969 (França)
Ganhou o prêmio de melhor filme de diretor estreante (Dennis Hopper).
Indicado à Palma de Ouro.
- Globo de Ouro 1970 (EUA)
Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).
- AFI's 100 Years
O filme ocupa o 88º lugar dentre os melhores filmes norte-americanos das últimas décadas, e o 29º dentre as melhores trilhas-sonoras de filmes.
A produção
A gênese para o filme Sem Destino começou com uma fotografia. Peter Fonda conta: "Eu me lembro o dia em que apareci com a idéia para Sem Destino, 27 de setembro de 1967. Estava olhando uma fotografia minha e de Bruce Dern em frente a uma motocicleta. Nós parecíamos grandes, numa imagem 18x24, em contra-luz, de forma que ninguém poderia dizer que éramos nós. E isso me deu um estalo, para fazer este filme".
Fonda chamou seu amigo Dennis Hopper e disse a ele sua idéia de dois jovens experimentando a "liberdade total" enquanto cruzavam o país de motocicleta. Hopper, no cinema desde Juventude Transviada (1955), estava pensando em abandonar a profissão de ator para se tornar professor de teatro. Fonda mudou a cabeça de Hopper, oferecendo-lhe a oportunidade de dirigir o filme.
Para financiar o projeto, Hopper pediu a seu amigo Jack Nicholson para apresentá-lo a Bert Schneider, um dos sócios da BBS Productions, uma companhia independente que lançava seus projetos pela Columbia Pictures. A BBS concordou em colocar 400 mil dólares para fazer Sem Destino.
A produção começou com locações em Nova Orleans, em 23 de fevereiro de 1968. Juntando-se a Hopper e Fonda estavam Karen Black e a futura coreógrafa e cantora Toni Basil. Apesar de Rip Torn ter sido originalmente escolhido para fazer o papel do advogado alcoólatra George Hanson, ele acabou deixando a produção antes do início das filmagens. Jack Nicholson - que a BBS havia enviado a Nova Orleans no cargo de produtor executivo - concordou em fazer o papel. Sua atuação o transformou num astro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu Comentário Sobre este Filme.