VISITANTES

contador de visitantes
http://literaturaecinema.blog.terra.com.br/files/2009/05/grd_a20epidemia1.jpg

O filme A Epidemia foi produzido na França e na Suécia em 2003 e mostra a proliferação da Gripe Aviária pelo continente europeu. Com caráter um tanto premonitório, o longa mostra o despreparo do sistema de saúde do mundo civilizado a um perigo desta magnitude, e como é subestimada a possibilidade de contaminação pelo vírus. Tudo começa em uma granja em uma pequena cidade no sul da França e se espalha rapidamente.
No filme o vírus Influenza H5N1, o mesmo que matou cisnes na Alemanha e Áustria, evolui e passa a ser transmitido diretamente pelo contato humano, esse mesmo tipo de transformação criou uma das maiores epidemias da história: a gripe espanhola. O professor Carpentier, especialista francês em virologia, tenta de todas as formas conter a vírus e viaja até a Suécia para contar seu avanço e evitar uma catástrofe.
O filme retrata o lado humano da tragédia, o medo da população, mas acima de tudo a dor dos familiares por suas perdas, o sofrimento por seus entes queridos, este importante lado é muitas vezes é esquecido neste gênero de filme. A Epidemia aborda um problema atual e é um alerta para as autoridades para que as medidas para evitar o desastre sejam tomadas. 

Sinopse - O que todos temiam pode acontecer a qualquer momento. Um simples veterinário pode ser a porta de entrada da terrível Gripe Aviária no continente europeu. O professor Carpentier, que pesquisou a doença durante 15 anos nos mais distantes países do terceiro mundo, treme só de pensar nas conseqüências devastadoras da Gripe para a Europa. Medidas radicais precisam ser tomadas com a máxima urgência, mas as autoridades hesitam, e permitem que a burocracia emperre todo o processo. É preciso localizar as seis pessoas que o veterinário contaminado teve contato. Tem início uma desesperadora corrida contra o tempo onde cada segundo pode significar a morte de dezenas de pessoas. A grande epidemia do século 21 está apenas começando...

Elenco - Richard Bohringer é um conceituado ator francês com mais de 30 anos de carreira, ele já se aventurou pela direção e roteiro em alguns projetos nos últimos anos, mas encenar ainda é sua maior paixão. Ele ganhou dois Prêmios César, o Oscar do cinema francês, em 1985 por L’ Addition como Melhor Ator Coadjuvante e em 1988 Le Grand Chemin como Melhor Ator.
Ele atuou em The Accompanist (1992) com sua filha Romane Bohringer, em Mediterranées (1998) com Mônica Bellucci, O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e seu Amante (1989) com Michael Gambon, O Último Metrô (1980) com Gerard Depardieu e Catherine Deneuve, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Perigo no Coração (1985) com Christophe Malavoy, o conceituado Retratos da Vida (1981) com Direção, Roteiro e Produção de Claude Lelouch e participação da jovem Sharon Stone e Subway (1985) com Isabelle Adjani e Christopher Lambert e Direção de Luc Besson e Agent Trouble (1987) com Catherine Deneuve.
Hippolyte Girardot atuou em Forte Saganne (1984) com Gerard Depardieu e Catherine Deneuve.

Locais de Filmagem - A Epidemia foi filmado em três paises diferentes: França, Suécia e Islândia. Nesta viagem pela Europa conhecemos três climas diferentes, e cada vez mais frio conforme alcançamos o norte. A tranqüilidade do campo no interior da França, as belas montanhas e seus lagos na Suécia e um maravilhoso mundo de gelo na Islândia. Em belíssimas tomadas aéreas vemos a diversidade do velho continente, em belíssimas paisagens que a fotografia do filme buscou exaltar.
Ficha Técnica:
A Epidemia
(Vírus Au Paradis)
França/Suécia, 2003.
Direção Olivier Langlois.
Com Richard Bohringer, Hippolyte Girardot e Martin Forsstrom.
Drama, 90 minutos.

2 comentários:

  1. vc tem um link de download dele? abrigado pelo blog =D

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, obrigado pela visita, mais não tenho este link.

    ResponderExcluir

Faça o seu Comentário Sobre este Filme.