VISITANTES

contador de visitantes

Doping - Rebound - The Legend of Earl The Goat Manigault

http://www.lnb.blog.br/wp-content/uploads/2009/10/capa-do-filme-rebound.jpg



Título no Brasil: Doping

Título Original (EUA): Rebound - The Legend of Earl The Goat Manigault

Ano de Lançamento: 1996

Produtora: HBO

Direção: Eriq La Salle

Roteiro: Alan Swyer e Larry Golin

Cor: Colorido

Duração: 111 minutos

Elenco: Don Cheadle, Forest Whitaker, Eriq La Salle, Loretta Devine, Ronnie Cox, Michael Beach, James Earl Jones, Clarence Williams III, Colin Cheadle, Tamara Tunie, Glynn Turman, Daryl Mitchell, Nicole Ari Parker, Michael Ralph, Cress Williams, Kareem Abdul-Jabbar, Chick Hearn e Kevin Garnett, entre outros.


A frase é de Earl The Goat Manigault, mítico jogador das ruas de Nova Iorque.
O filme Rebound: The Legend of The Goat Manigault - bizarramente traduzido para o Brasil como Doping - conta a história deste jogador que, para muitos, poderia ter chegado a ser o melhor jogador de basquete de todos os tempos, daí o acrônimo The Goat para The Greatest of All Time (O melhor de todos os tempos).
Escrito por Alan Swyer e Larry Golin e dirigido por Eriq La Salle - que também atua - ,  o filme é uma verdadeira obra prima!
The Goat é interpretado pelo excelente Don Cheadle que - ao lado dos não menos brilhantes Forest Whitaker (Mr. Rucker) e Loretta Devine (Miss Mary) - dá um genuíno show de atuação.
Além dos excelentes atores e da direção cuidadosa de La Salle, Doping conta com uma trilha sonora que é uma preciosidade, uma jóia que vai desde o jazz melódico da metade dos anos 50 até os ritmos mais quentes e suingados do início da histórica gravadora Motown.
O filme é rico em detalhes e fatos históricos, como por exemplo o recorde de pontuação em uma única partida das ligas colegiais, 57 pontos para Manigault.
Mas o mote principal de Doping é - sem dúvida alguma - o drama vivido por Earl, a vida dividida entre o brilho das quadras profissionais e a dureza dos bairros negros do Estados Unidos nos anos 50 e 60 do século passado, a relação corrosiva com as drogas e com as falsas amizades, o sentimento de fracasso de alguém que tinha tudo pra alçar os mais altos vôos.
Earl Manigault poderia ter sido um dos melhores, quicá o melhor jogador de basquete de todos os tempos. O jogador Manigault acabou sendo derrotado pelas drogas. Por sorte o homem Manigault conseguiu virar este jogo. O filme Doping conta sua história com fidelidade aos fatos e riqueza de detalhes.

Curiosidades:

Kareem Abdul-Jabbar, o maior pontuador da história da NBA, atuou no filme como ele mesmo.
O astro Kevin Garnett participou como ator no filme e teve a honra de representar o lendário Wilt Chamberlain.
Colin Cheadle, o irmão mais novo do protagonista Don Cheadle, foi quem representou o jovem Earl Manigault no filme.
Doping não passou nos cinemas, o filme é uma produção original da HBO feita exclusivamente para a TV.
O armador Mitchel Butler que jogou no Portland Trail Blazers e no Washington Bullets fez o papel do fantástico Earl The Pearl Monroe, jogador que também atuou no Bullets quando a franquia ainda representava Baltimore.
O filme foi premiado como o Melhor Drama de TV no Festival Internacional de Cinema de São Francisco (Califórnia), em 1997.
O histórico narrador esportivo Chick Hearn também participou do filme interpretando a si próprio.

Fonte: Blog da Liga Nacional de Basquete

2 comentários:

  1. Muito bom esse filme mas, eu nao tenho ele legendado ou dublado.
    Voce saberia me indicar onde consigo pra download a legenda?

    ResponderExcluir
  2. Caro Alysson eu nunca fiz download de filmes mais buscarei resposta junto a amigos para esta pergunta.
    Uma dica é procurar este filme em locadoras que tenha um acervo mais antigo, em alguns casos as locadoras vendem os filmes por não serem mais locados.

    ResponderExcluir

Faça o seu Comentário Sobre este Filme.