VISITANTES

contador de visitantes

Ser ou Não Ser (To Be or Not to Be, Ernst Lubitsch, 1942)


http://www.dw-world.de/image/0,,2370017_1,00.jpg


Ser ou Não Ser (To Be or Not to Be, Ernst Lubitsch, 1942)




Direção de Ernst Lubitsch, o rei da comédia sofisticada

Uma engrada história sobre o nazismo filmada em plena época de Segunda Guerra Mundial


Estamos na Polônia em 1939 e Hitler caminha tranqüilo pelas ruas. O narrador intervém, dois oficiais da Gestapo tentam extrair informações de uma criança, Hitler entra. Descobrimos que se trata de um ensaio de uma peça teatral, e que o ator que interpretava Hitler, irritado, saiu pelas ruas.
Poucos filmes têm uma apresentação tão concisa, bastam duas cenas e ficamos sabendo que este é um filme em que arte e vida se imitam o tempo todo, e a diferença entre humor e horror é sempre tênue. Ser ou Não Ser é uma das melhores comédias de Lubitsch. Para o diretor, os defeitos dos nazistas começavam por eles serem mal-educados. Jack Benny e Carole Lombard formam um casal de atores teatrais famosos. Ela mantém um caso com um jovem aviador (Stack) que vai para Londres logo após a invasão alemã. Lá descobre um traidor e retorna tentando impedir que os planos da resistência sejam entregues à Gestapo. Por uma série de coincidências, Benny se vê obrigado a atuar como nazista para salvar os aliados e o próprio pescoço. A egocentricidade de Benny é motivo de insegurança, vivendo (ou acreditando viver) à sombra do talento da mulher. Benny quase sempre se vê interpretando diversos oficiais nazistas e improvisando sob situações embaraçosas. Comédia ímpar e hilariante, obra-prima indiscutível!


Gênero      Clássico
Atores     Carole Lombard, Jack Benny, Robert Stack, Felix Bressart, Lionel Atwill, Stanley Ridges, Sig Rumann, Tom Dugan, Charles Halton, George Lynn, Henry Victor,
Direção     Ernst Lubitsch,
Idioma     Inglês,
Legendas     Português
Ano de produção     1942
País de produção     Estados Unidos

PRETO  E  BRANCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu Comentário Sobre este Filme.